Imagem ilustrativa Hunter - (Christina Nunes) |
Porquê devemos oferecer alimentos úmidos aos nossos gatos?
Por conta do gato só estar cerca de 7.000 anos em contato com nós Seres Humanos, o mesmo ainda herda diversas características dos ancestrais felinos, como a ingestão hídrica através da ingestão da presa, o qual naturalmente possui cerca de 75% de água presente em seu corpo. Estudos demonstram que gatos alimentados exclusivamente de alimentação seca desidratam diariamente pois não são capazes de ingerirem o volume suficiente de água para compensar a falta de umidade presente nas rações secas, logo, isso explica a crescente prevalência de inúmeras doenças crônicas do trato urinário inferior nos dias de hoje.
Gatos são CARNÍVOROS ESTRITOS, diante disso, eles são metabolicamente adaptados ao consumo de PROTEÍNA de origem animal. A fisiologia do gato não esta habituada a carboidratos em GRANDES porcentagens, já que a presa (caça) possui apenas 3% de carboidrato em sua composição, e as rações secas possuem cerca de 50%. Levando em consideração que a maioria dos gatos domésticos possuem a maior parte de suas dietas compostas por ração seca, vemos cada vez mais casos de diversas doenças crônicas em nossa rotina veterinária!
Para entender o quanto a introdução da ração úmida na dieta dos nossos gatos é de SUMA importância, basta compararmos a composição de cada tipo de dieta :
RAÇÃO SECA (media entre todas as marcas) = 40 a 50 % carboidratos, 30 a 35 % de proteínas, 15% de gorduras.
Umidade = INFERIOR a 10%
RAÇÃO ÚMIDA (media entre todas as marcas) = 7 % carboidratos, 40 a 50% de proteínas, 35 a 45 % de gordura. Cerca de 40% de "agua”
PRESA (caça) = 3 % de carboidratos, 50% de proteína, 40 a 45% de gorduras. Cerca de 75% de “agua”
E não, NENHUMA ração úmida comercial possue desequilíbrio nutricional em sua composição capaz de causar malefícios ao animal. O que existe são diferentes níveis de qualidade dos nutrientes presentes em cada marca (classificadas em premium e super premium).
HOJE, a alimentação mais adequada para os felinos é sem dúvidas a ALIMENTAÇÃO ÚMIDA, pois “metabolicamente falando” a sua composição é a que mais se aproxima ao que o organismo do nosso felino deveria "receber” para um funcionamento adequado, visando evitar assim futuras complicações. Claro que para manter um felino EXCLUSIVAMENTE a alimentação úmida requer um aporte financeiro gigantesco se comparado a ração seca, por isso eu recomendo a todos os meus pacientes o uso DIÁRIO da alimentação úmida como parte da dieta do felino, pois assim, a predisposição a inúmeras doenças crônicas diminuirão 🙏🏻
Existe ainda muita falta de informação vinda de profissionais da área a respeito das dietas úmidas para gatos, alguns preconceitos e tabus inacreditáveis mesmo com comprovação CIENTÍFICA da importância e benefícios que trazem “os sachês” na vida dos felinos.
Por isso, procure sempre um profissional atualizado e conceituado para garantir orientações adequadas e reais aos seus gatos. 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Por Carol Nunes
Médica Veterinária - Especialistas em Felinos
Contato: (11) 97535-3575