O que é?
Alguns gatos as vezes aparecem com uns pontinhos pretos no queixo, que podemos confundir com alguma sujeira e ignorar, mas isso pode ser o estágio inicial da Acne Felina, e se não diagnosticado e tratado logo, essa inflamação pode se agravar e acabar deixando seu gatinho muito desconfortável e incomodado.
A acne é uma doença de pele que afeta principalmente a área do queixo dos gatos. É causada pela produção de sebo(gordura) excessiva, e afeta geralmente animais adultos. A lesão típica se inicia com a aparição de “pontos pretos” e quando não tratada, pode formar pequenas bolhas de pus, que estouram podendo machucar e sangrar. Casos mais extremos evoluem para infecções de pele. O queixo fica inchado e inflamado, a região fica sensível e o gato vai evitar ser tocado na área afetada.
Por isso, é muito importante prevenir e tratar a acne. A primeira coisa a fazer, claro, é leva-lo ao veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Acne felina já com inflamação - imagem ilustrativa |
Acne Felina pontos pretos - imagem ilustrativa |
Possíveis causas
Ainda não foi apontada nenhuma causa exata, mas abaixo estão algumas possíveis causas ou agravantes:
POTINHOS DE PLÁSTICO: O plástico é um material poroso, e com o tempo de uso ele acaba ficando com micro-ranhuras, e assim favorece o acumulo de bactérias. Alguns gatos ainda podem ter alergia a plástico, ou ao corante usado nele. O melhor a fazer é usar potinhos de aço inox (alumínio NÃO), vidro ou cerâmica, e lava-los frequentemente.
LIMPEZA: Limpar o próprio queixo não deve ser fácil para o gato, principalmente se o pelo for longo, por isso ela pode aparecer em outros lugares de difícil acesso, como lábios, atrás das orelhas, e na base do rabo. No começo do tratamento, se a acne for grave, pode ser preciso raspar os pelos para ajudar com a limpeza e arejamento. Se for uma acne leve, você pode só lavar o queixinho com sabonetes antibióticos específicos para esse fim,receitados pelo seu veterinário. É importante recompensar seu gatinho com petiscos e brincadeiras depois de limpa-lo, pois isso pode ser estressante, e assim ele se acostuma e associa a limpeza a algo positivo.
STRESS: O stress pode diminuir a imunidade e aumentar a produção de hormônios, então brinque muito com seu amiguinho e enriqueça o ambiente dele, seja com arranhadores, prateleiras, quebra-cabeças e brinquedos que ele se interesse.
DESCONTROLE HORMONAL: Como nos humanos, os hormônios afetam a acne dos gatos e casos graves devem receber recomendações veterinárias para controlar a produção hormonal.
Como tratar?
A acne não tem “cura” mas pode ser controlada. A limpeza frequente e a eliminação dos agravantes precisam se tornar hábitos pra sempre. Ela pode desaparecer em certas fases, e voltar a aparecer em momentos de crise. Gatos são muito sensíveis e a propensão para a doença pode variar muito de um dia para o outro.
Para tratamentos caseiros podemos lavar o queixo uma ou duas vezes por dia com um sabonete neutro ou com sabonete/shampoo de clorexidine, ou outro antisséptico recomendado pelo seu veterinário. Para as espinhas, compressas de água morna ajudam a aliviar a dor. Ao lavar o local, você pode esfregar gentilmente com uma gaze ou algodão para ajudar a remover os cravinhos, e se forem muitos, passe um pente fino com cuidado. Seque muitíssimo bem, e passe um creminho de mupirocina. Mas repetindo: não faça nada sem consultar um veterinário, tomar decisões por si só pode atrapalhar muito no tratamento, como por exemplo: pensar em espremer. NÃO ESPREMA! Isso causa muita dor e só vai piorar a inflamação, assim como aplicar qualquer remédio ou pomada sem recomendação do veterinário.
Os gatos são diferentes de nós e algumas medicações podem ser fatais para eles, principalmente por que eles acabam dando um jeito de se lamber e ingerem tudo!
https://amogatinhos.wordpress.com