domingo, 11 de outubro de 2015

***COMPRANDO UM FILHOTE***

Por:  Larissa Pegorer
Nunca é demais lembrar, pra quem for comprar um filhote de raça (maine coon ou não), alguns cuidados básicos fundamentais na hora da compra. Infelizmente já soube de muitos casos de gatos de raça que morreram com menos de 1 ano de idade, que chegaram traumatizados, extremamente ariscos etc.
- JAMAIS COMPRE DE PETSHOP - Os gatinhos ficam ali separados da mãe, sem socialização, expostos a doenças e o dono do gatil não quer nem saber quem vai ficar com o filhote, se a casa é telada etc. Com toda a certeza é um criador "fundo de quintal", que nao se importa nem um pouco com os animais que cria!
- JAMAIS COMPRE EM SITES DE LEILÃO - Criadores sérios jamais vendem em sites de leilão como Mercado Livre, OLX etc. Os gatos vendidos por estes meios frequentemente sao mestiços, alguns não tem maine coon nem na vigésima geração, muitos usam fotos roubadas da internet etc. Criador sério simplesmente não vende dessa forma e sim entrevistando os futuros candidatos com todo o cuidado; criadores sérios não vão atras de clientes, os clientes é que vão atras deles.
- DESCONFIE DE PREÇOS MUITO BAIXOS E DE PROMOÇÕES - Preço alto não é garantia de criação séria, mas preço baixo é garantia de que algo esta errado. Criar corretamente custa caro, bons criadores castram todos os filhotes, dão a melhor alimentação, dão acompanhamento veterinário, tem poucas ninhadas por ano, importam exemplares (nada de inbreeding!), a maioria vai a exposições para ver se está no caminho certo quanto ao padrão físico da raça, fazem exames genéticos em todos os seus reprodutores para evitar as doenças mais comuns, gastam horas e mais horas com seus gatos (com as fêmeas grávidas, durante o parto, alimentando filhotinhos, socializando filhotinhos), dão as melhores vacinas e vermífugos, muitos colocam microchip em todos os filhotes, gastam muito tempo selecionando e depois dando todo apoio aos compradores etc. Em geral, quem economiza na compra acaba gastando muito mais no veterinário depois!
- DESCONFIE DE QUEM CRIA MUITAS RAÇAS - Nao é fácil nem barato se dedicar a uma raça, conhecer a genética, o padrão, ter bons exemplares, ir a exposições... Fazer isso direito com várias raças é praticamente impossível!! Quem cria muitas racas "da moda" claramente nao é apaixonado por essas raças e sim por lucro.
- SE POSSÍVEL VISITE O LOCAL - Muitos ainda criam gatos em gaiolas ou baias, isso nao é bom para o bem estar dos gatos nem para o temperamento dos filhotes!!! Prefira quem cria os gatos o máximo possível como parte da família. Infelizmente nem sempre é possível visitar, afinal há poucos gatis sérios de maine coon no Brasil. Neste caso é melhor comprar de um gatil distante mas reconhecidamente bom do que de um gatil próximo e duvidoso. Observação: apenas visite após checar todos os outros pontos pois, vendo os gatos "pessoalmente", é muito dificil resistir.
- BUSQUE MUITAS REFERENCIAS - Isso é fundamental! E não adianta falar com apenas três clientes do gatil, mesmo o pior de todos tem um punhado de clientes satisfeitos, especialmente aqueles que doam seus reprodutores aposentados. Mesmo quando o gato adulto chegou desnutrido e extremamente arisco, esses clientes, por gratidão, costumam elogiar o gatil. Fale com o máximo possível de clientes por chat ou telefone (alguns não gostam de falar publicamente), no minimo 10, perguntando se o filhote chegou saudável, com bom temperamento e se o criador dá todo o apoio respondendo duvidas etc.
- DESCONFIE DE QUEM VENDE ANIMAL INTEIRO - Criadores sérios de gatos se preocupam com a raça e com problemas de comportamento (marcação pela casa, fugas etc.), por isso só vendem filhotes castrados/esterilizados.
- DESCONFIE DE QUEM ENTREGA FILHOTES MUITO NOVOS- Criadores bons costumam entregar com 4 meses. Filhotes separados cedo demais costumam ficar com problemas de comportamento e de saúde, o tempo com a mãe e os irmãos é fundamental! Criador que entrega cedo demais em geral só quer se livrar do filhote e dos gastos o mais rapidamente possivel, ou seja, quer aumentar seus lucros.
- PEÇA PARA VER OS LAUDOS DE SAÚDE DOS PAIS PARA AS DOENÇAS MAIS COMUNS DA RAÇA - Todas as raças tem algumas doenças mais frequentes, a maioria delas pode ser evitada ou ao menos minimizada ao máximo com a criação séria. O criador que ama seus animais faz testes em todos os seus reprodutores para detectar essas doenças (se der positivo, o animal é castrado/esterilizado), ele evidentemente não quer que seus filhotes adoeçam e morram precocemente de uma doença que poderia ter sido evitada. Obvio, ne? Praticamente todos dizem em seus sites que tem todos os exames, mas isso não quer dizer absolutamente nada, tem criador que escreve ate que ganhou prêmio da ONU! Voce precisa ver esses laudos dos pais do filhote com seus próprios olhos!
- JAMAIS COMPRE UM GATO DE RAÇA SEM PEDIGREE - Adotar gatos de rua ou de abrigos é o máximo! Mas se você vai comprar um animal de raça, o minimo que deve exigir é que ele tenha pedigree de uma federação séria (nada de Sobraci no caso de caes, por exemplo!). Pedigree não garante um exemplar perfeito, mas a falta dele garante que aquele criador não tem seriedade alguma! O pedigree custa muito pouco (cerca de 30 reais!), a falta dele demonstra claramente que o animal não deve ser puro (ou seja, não tem a aparência correta e sobretudo o temperamento típico daquela raça), que pode ser fruto de inbreeding etc. Quem vende sem pedigree com toda a certeza também não faz os testes genéticos de saúde. Não faz o menor sentido pagar por um animal de raça se ele não é realmente puro. Fuja!
Imagem ilustrativa - retirada da internet.